Cresce a Adesão de Homens a Planos de Saúde, que Já Representam 47% dos Vínculos no Brasil

Planos de Saúde - JOTAA adesão de homens a planos médico-hospitalares apresentou um crescimento expressivo de 9,7% entre 2020 e 2024 (considerando a média dos três primeiros trimestres). O número de beneficiários masculinos subiu de 22 milhões para 24,1 milhões, um recorde histórico. Esse total equivale a 47% de todos os vínculos ativos no país, que somam 51,1 milhões, segundo a Análise Especial da Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB) nº 99, elaborada pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS).

Esse marco evidencia um aumento na preocupação dos homens com sua saúde, superando o patamar anterior, registrado em 2014, quando havia 23,6 milhões de beneficiários masculinos. A publicação desses dados coincide com a campanha “Novembro Azul”, destinada à conscientização sobre a saúde do homem, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Entre 2014 e 2020, o setor de saúde suplementar enfrentou um cenário desafiador, com uma retração de 6,2% no total de contratos, reflexo da crise econômica enfrentada pelo Brasil nesse período. Essa redução foi mais intensa entre os homens (6,7%) do que entre as mulheres (5,8%).

De acordo com José Cechin, superintendente executivo do IESS, o aumento nas adesões aos planos médico-hospitalares reflete uma recuperação no setor de saúde suplementar após anos de retração. “Apesar das adversidades trazidas pela pandemia de Covid-19, o cenário se tornou mais positivo a partir de 2020. O crescimento nos contratos masculinos sugere que esse público está mais consciente e atento aos cuidados com a saúde”, avalia.

Beneficiários masculinos por região

Conforme a análise, entre os 24,1 milhões de beneficiários do sexo masculino (média dos três primeiros trimestres de 2024), a maior parte (59,8%) reside na região Sudeste. São Paulo concentra o maior número de vínculos (8,5 milhões), seguido por Minas Gerais (2,8 milhões), Rio de Janeiro (2,5 milhões) e Espírito Santo (651 mil).

Fonte: Medicina S/A

plugins premium WordPress